top of page

NOTÍCIAS 

UMA NOVA HISTÓRIA DA ARTE A PARTIR DA REPRESENTATIVIDADE NEGRA

  • Foto do escritor: Maria Eduarda Souza
    Maria Eduarda Souza
  • 16 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Quando se pensa em arte, a grande maioria das pessoas associa a alguma pintura bastante famosa. Quando se pensa em alguma pintura ou algum artista famoso, a grande maioria cita Leonardo da Vinci, Van Gogh, Picasso, e por aí vai. Quando se pensa em representação da mulher na arte, a primeira imagem que pode ser associada é o Nascimento de Vênus de Sandro Botticelli, ou talvez há quem associe a outra obra renascentista.


Agora, quando se pensa sobre a representação dos negros na arte, é praticamente inevitável associar essa representação a algo semelhante a uma pintura renascentista, é triste pensar que às obras mais famosas que trazem a representação dos indivíduos negros seja de trabalhos que retratam o período da escravidão ou trabalhos que mostram estes indivíduos servindo indivíduos brancos, sendo submissos. Surge então a necessidade de procurar artistas que apresentem uma nova forma de representar os negros em suas produções artísticas.



ree
Artista Harmonia Rosales recria obra de Michelangelo | Todos os direitos reservados ao autor

Harmonia Rosales é uma artista com descendência africana e latina, que em seus trabalhos artísticos apresenta uma nova representação de obras bastante famosas. Por ser uma mulher, negra e latina, ao retratar mulheres negras traz além da representação de novos significados a pinturas renascentista, aborda também a representatividade de forma legítima.



ree
Birth of Oshun. Harmonia Rosales | Todos os direitos reservados ao autor

ree
The birth of Venus. Sandro Botticelli. 1483-1485 | Todos os direitos reservados ao autor


ree
Las meninas. Diego Velázquez. 1656 | Todos os direitos reservados ao autor

Margaret Bowland é uma artista que passou a representar crianças, jovens, homens e mulheres negras quando Velasquez cria sua obra de arte intitulada de “Las Meninas”, que é bastante conhecida por mostrar uma criança loira que está recebendo um frasco, segundo Margaret este frasco seria a “solução para o clareamento” de sua pele, visto que a criança é a figura mais branca de toda a pintura. A partir disso, a artista passa a retratar indivíduos negros como uma “resposta” para essas projeções.




ree
Party. Margaret Bowland. 2009 | Todos os direitos reservados ao autor


Estas artistas são apenas uma pequena parte da nova história da arte que está surgindo e busca ressignificar algumas representações, às quais trazem consigo uma representatividade importantíssima para os indivíduos que são retratados a tanto tempo de forma que apenas o seu passado importa. E com isso, reforçam alguns estereótipos, e tiram a visibilidade de artistas que estão em busca do seu lugar no sistema da arte para mostrar este “novo” lado da história.
























Comments


© 2018 Melanina Informa.

bottom of page